O que é "Arquitetura Instagramável"

O Correio Braziliense me procurou para falar sobre Arquitetura Instagramável, tema inclusive da especialidade do meu escritório, o que me deixou muito ansiosa para comentar. O problema é que: eles queriam uma matéria para arquitetura residencial, e já adianto: não funciona!



Vou te explicar o porque, começando pelo "o que" é de fato esse estilo de projeto.

Nossa especialidade, a arquitetura instagramável, é um estilo no qual recheamos o espaço de cenografia e gatilhos para criar um cenário super legal que desperte no cliente a vontade de tirar fotos e publicar nas redes sociais!


"tá, mas qual a vantagem?"


A vantagem é que com essas fotos divulgadas o seu negócio ganha visibilidade, burburinho e marketing orgânico, estando sempre aparecendo nas redes e atiçando a curiosidade do público. Sabe aquele lugar que todo mundo quer conhecer? É isso.

Além disso, essa estratégia atrai influenciadores que podem trazer visibilidade ainda maior ao espaço.


Mas não é para todo mundo! Não funciona, por exemplo, para casas e apartamentos.

Não funciona porque a principal estratégia do instagramável é ser completamente diferente da sua casa, algo extremamente chamativo, colorido e divertido. Uma experiência marcante, memorável e que acaba.


O estilo instagramável é cansativo! Não há como projetar uma casa, um local de longa permanência nesse estilo porque exatamente o "estimulante" que arranca fotos dos visitantes, é o que, ao ser frequentado diariamente, vai gerar estresse!


Casas precisam ser local de descanso, não estímulo cenográfico! O único local que recomendo utilizar de cenografia seria num escritório ou local de fazer calls por exemplo, mas nunca em quartos ou locais de descanso.


E foi assim que eu infelizmente frustrei a repórter do Correio Braziliense, mas apesar disso consegui trazer algumas dicas valiosas que você pode conferir clicando aqui.


  • Whatsapp
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - Círculo Branco