Neuroarquitetura, o que é e porque vai aumentar suas vendas

Atualizado: 28 de mar.

Oioi! O tema de hoje foi uma descoberta pra mim que foi tipo assim: ūü§Į


Neuroarquitetura é a união dos conhecimentos da neurociência aplicados aos espaços!


E o que isso significa? Significa que podemos usar espa√ßos para gerar sentimentos, sensa√ß√Ķes e interferir em decis√Ķes tomadas por pessoas que experimentam esses ambientes.


‚ÄúT√°, Renata, mas na pr√°tica agora‚ÄĚ Na pr√°tica: se voc√™ usa Neuroarquitetura no seu espa√ßo comercial, voc√™ consegue influenciar o seu cliente para aumentar as chances de compras. WOW! ūü§Į (qual a onomatopeia para explos√£o?)


E como fazemos isso?


Bom, se você já me acompanha assiduamente no instagram, você provavelmente já sabe a resposta, mas vou entregar o fio da meada aqui novamente:



1 - Cores





Cores geram sensa√ß√Ķes, eu j√° falei disso mais de mil vezes. Cada cor gera um grupo de sensa√ß√Ķes positivas e negativas, e a combina√ß√£o de cores utilizadas dentro de um espa√ßo vai dizer o que vamos sentir com mais predomin√Ęncia.


Por exemplo: o verde fecha o apetite, o laranja abre. Então se eu tenho um restaurante com o verde como cor principal da marca, preciso utilizar outras cores de apoio no espaço para que o verde não gere essa sensação e prejudique o seu negócio, entende?



E isso, obviamente, s√£o conex√Ķes que fazemos no subconsciente de nosso c√©rebro, n√£o √© algo pensado, √© apenas uma sensa√ß√£o! Da mesma forma que ao entrar em locais predominantemente vermelhos ficamos alertas, liberamos cortisol, √© estressante!


Então poderia fazer uma aula (já diz inclusive) de meia hora sobre isso, mas acho que deu para entender o ponto: é necessário estudar as cores que vão compor o seu espaço.


2 - Linhas, Pontos e Texturas



Quanto maior a quantidade de informa√ß√Ķes, mais estressante √© o ambiente, e gerar confus√£o nubla a cabe√ßa do seu cliente, inibindo a compra ou explusando ele da loja A MENOS QUE voc√™ crie uma experi√™ncia intencionalmente super estimulante, como ocorre em uma pista de dan√ßa, em uma casa de festa, em uma loja de jogos eletr√īnicos, etc!



O minimalismo √© o extremo oposto: pode gerar paz, ao mesmo tempo que pode ser tedioso, e al√©m disso, eu detesto essa corrente arquitet√īnica porque ela:

- Não é instagramável

- Não é estimulante

- Não é memorável

- Passa a mensagem subliminar ao seu cliente de ‚Äún√£o compre‚ÄĚ, j√° que a mentalidade minimalista √© a de viver com apenas o essencial, ent√£o te presta um belo desservi√ßo no seu neg√≥cio.


Por isso, eu prego o meio termo quase sempre, exceto nas op√ß√Ķes que mencionei de experi√™ncias ultra-estimulantes, nas demais, um espa√ßo que seja criativo, cenogr√°fico, estimulante, memor√°vel mas sem excesso de informa√ß√£o, sem gerar estresse, √© a minha aposta preferida.



3 - Conforto


O conforto do seu espaço dita o tempo de permanência do seu cliente na loja. Se sua loja não tiver local para sentar, ou tiver e for desconfortável, se sua loja for muito quente ou muito fria, se você não serve uma água ou café, você está gerando uma experiência desconfortável para o cliente, o que fará com que ele permaneça por menos tempo, o que pode reduzir a probabilidade de compra.


4 - Atendimento


Essa √© a √ļnica que realmente n√£o depende de mim, e apenas de voc√™: em locais onde o cliente √© mal atendido h√° uma redu√ß√£o dr√°stica de consumo, e no report da Zendesk (empresa que atua no ramo de experi√™ncia do cliente) desse ano, soltaram um dado de que 61% dos consumidores n√£o retornar√£o a um local onde foram mal atendidos apenas ap√≥s uma ocorr√™ncia ruim!


Ou seja: é ABSOLUTAMENTE fundamental ter um atendimento de excelência, e acredite, daqui há 5 anos com a previsão de implementação completa de consumo via metaverso, literalmente não vão sobreviver os negócios com mal atendimento no presencial, porque o cliente vai ter acesso ao mesmo serviço de maneira altamente interativa e agil dentro desse novo universo.


Sempre que possível, tente encantar, entregar a mais, surpreender no atendimento, porque vai te colocar à frente.



5 - Experiência de 5 sentidos





Essa é a minha favorita e tentamos ao máximo trabalhar ela com nossos clientes! A experiência de 5 sentidos busca ao máximo interagir e impactar todos os nossos sentidos, e vou te explicar como.



Na vis√£o, entramos com a arquitetura instagram√°vel e criativa que gera est√≠mulos e por si s√≥ √© impactante e memor√°vel, gerando sentimentos e sensa√ß√Ķes.


No olfato buscamos desenvolver aromas √ļnicos para nossos clientes atrav√©s de empresas parceiras, fazendo com que, da porta, voc√™ j√° sinta um aroma que √© personalizado pensando no seu p√ļblico, e que vai ativar a mem√≥ria olfativa afetiva, e voc√™ ainda pode colocar esse aroma nas sacolas ou at√© dar de presente para que sua marca esteja sempre lembrada na cabe√ßa do cliente!



Na audi√ß√£o, tamb√©m atrav√©s de parceiros, criamos playlists especiais para nossos clientes sempre tendo em mente o seu p√ļblico, essa playlist √© reproduzida pelo sistema de som da loja - que sempre projetamos - passando a ‚Äúvibe‚ÄĚ do neg√≥cio para o cliente e o deixando √† vontade, tamb√©m acessando a mem√≥ria auditiva, ent√£o quando o cliente escuta aquela m√ļsica que ouviu la, ele se recorda da experi√™ncia.


O tato, tratamos através do conforto do mobiliário e dos materiais, já falamos um pouco lá atrás. Mas pode ser estimulado também através de materiais pouco convencionais, como seixos, pedriscos, até água em fontes ou espelhos d’água.


E por fim, o paladar: você já tentou comprar algo com fome? Eu, particularmente, viro um pequeno monstro com fome, fico irritadiça e sonolenta, ou seja, sai da frente! E é por isso que sempre indico: sirva algo para o seu cliente.



Você consegue se lembrar de alguma loja que te ofereceu um bolinho ou um pão de queijo? Ou até um capuccino ou expresso delicioso, acima da média? Eu me lembro com extremo carinho desse lugares e já fico empolgada quando preciso voltar neles!


Esse é o tipo de memória que essa pequena atitude gera!


‚ÄúAh, Renata, mas o meu neg√≥cio √© restaurante, ent√£o n√£o precisa, n√©?‚ÄĚ Errado! Uma das raz√Ķes para locais como outback estarem sempre abarrotados de fila, √© a gratid√£o dos clientes pelo delicioso p√£o quentinho de cortesia. Sempre recomendo oferecer algo gratuitamente!


Bom, chegando ai fim desse texto queria concluir que: apenas essa semana eu parei para realmente pesquisar sobre esse tema da neuroarquitetura, e para a minha surpresa, descobri que √© exatamente o que eu j√° fa√ßo h√° anos! ūüėā


Ent√£o, continuem aplicando essas dicas, que agora que eu aprendi esse nome chique ningu√©m vai me aguentar! ūüėā


Até mais!

Renata


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