Dicas Práticas: banheiro econômico e sustentável


#Quarentena por aí e muita gente se atentando de que - por incrível que pareça - esse é um ótimo momento para #reformas (!), estranho? À princípio com certeza, mas se você parar e observar, todos os produtos e serviços de #construção até a parte de #decoração e #mobioliário estão com preços excelentes nesse período, mas também não precisamos exagerar né? Então nesse post vou colocar algumas dicas que extraí da Liven Casa - uma loja online de materiais de construção e acabamentos que adoro (!) e indico - para quem quiser reformar o seu banheiro e ainda deixá-lo mais econômico! Vamos?



O #banheiro acabou se tornando o grande vilão quando se trata de consumo de água, afinal o banho e a descarga do vaso sanitário utilizam muita água.





Se liga: Descargas!


Só a descarga pode gastar de 10 litros de água por acionamento ou até mais. Enquanto um banho de 20 minutos pode consumir 120 litros de água. É realmente um choque.


Alinhada ao consumo consciente, existem muitas soluções que te farão economizar tanto na sua reforma, quanto conta no final do mês e ainda contribuir com o meio ambiente.


Ao selecionar sua nova bacia sanitária (vaso), opte por uma com caixa acoplada e duplo acionamento! [TRADUZ RENATA]:


Uma descarga de caixa acoplada é uma das alternativas capaz de controlar o consumo de maneira eficaz sem prejudicar o uso no dia a dia. Existem bacias (vasos sanitários) que gastam 3 litros por descarga quando para somente troca de líquidos e fazem uma limpeza completa com apenas 6 litros de água, representando uma economia de até 60%.


A descarga de duplo acionamento é aquela que ao invés de um, tem dois botões! Um botão aciona a capacidade total de descarga, e o outro apenas metade da capacidade! Dessa forma você pode utilizar um volume maior apenas quando houver necessidade!


Combinando a caixa acoplada e o duplo acionamento você tem uma ótima solução! Seu bolso e a natureza agradecem!



Se liga: No Chuveiro!


Na hora de tomar banho é possível fazer uma economia significativa recorrendo a alguns métodos. Existem chuveiros que liberam menos quantidade de água por segundo e também há os que já possuem no seu sistema um controlador de consumo, que mostra a quantidade de água consumida e te avisa quando você atingiu certo consumo:










Se liga: Na Pia!


Em relação as torneiras, existem diversos modelos que possuem arejadores ou restritores de consumo, capazes de reduzir significativamente a quantidade de água que desce pelo ralo. Além dos arejadores, você também pode se informar sobre controladores de vazão no momento da compra, reduzindo a volume de água que sai por tempo! 

Se liga: Vazamentos!


Vazamentos costumam ser os grandes responsáveis por um aumento extremamente alto na conta de água no final do mês. Lá no nosso insta (@studiorenatacortopassi) temos um destaque que se chama "impermeabilize" que fala bastante sobre vários tipos de infiltração e vazamentos, se quiser saber mais clique aqui!


Para distinguir vazamentos fique atento à umidade nas paredes e se os equipamentos não estão dispersando água quando não estão sendo utilizados.


Uma torneira pingando pode parecer que não está representando grandes riscos, mas multiplique o gotejamento por 24 horas do dia vezes os dias que fica pingando e verá que é um custo mais que considerável.


A descarga também pode estar escorrendo água constantemente, e é bom arrumá-la o quanto antes.


Se Liga: Iluminação!


Um dos fatores que contribuem tanto para economia na conta no final do mês, quanto no quesito funcionalidade e beleza do ambiente é a iluminação adequada. Uma iluminação mal projetada pode te trazer problemas de vista, causar o caos em funções como barbear ou maquiar, te dar problemas de pele e alguns estudos falam até mesmo em depressão!


Recomendo que, se possível, seu banheiro seja iluminado naturalmente, que é o melhor dos mundos né? Com um jardim de inverno e uma senhora banheira então... Mas, sabemos que nem todos conseguimos essas condições, especialmente em apartamentos, então vamos a algumas dicas sobre iluminação artificial:

Opte sempre por lâmpadas LED, além de consumir infinitamente menos energia elétrica que as incandescentes, evitam problemas de pele que são muitas vezes ocasionados por exposição diária à lâmpadas fluorescentes.

As lâmpadas LED podem ser encontradas em diversas temperaturas de cor e se você não sabe o que é isso, tem um artigo sobre isso no blog da Liven Casa, explicando o que é e como afeta sua vida.


Eu sempre opto por lâmpadas amarelas, elas iluminam igual em intensidade que as brancas, mas sabemos que luz branca é depressiva e incentiva a concentração, ideal para escritórios por exemplo. Todos os outros ambientes costumo usar a amarela (a especificação é 3000K).


Para maquiagem há muitas mulheres que gostam da luz branca, eu acho ideal ter as duas cores e em comandos diferentes, dessa forma você pode acender a branca ou a amarela separadamente. Ainda sobre maquiagem e barbear: prefiram luz de frente e não de cima! Adoro a opção de contornar o espelho com perfil de led!


Para o restante do banheiro: também recomendo o perfil de led no teto, ele é mais elegante que os famosos paineis de led, e é uma luz que espalha, gerando pouca sombra, o que chamamos de luz difusa.

Eai, gostaram das dicas? Para saber sobre revestimentos, basta clicar aqui para aprender a escolher combinações ideais para o seu banheiro!