As 07 Tendências da CASACOR SP 2019


Se está pensando em reformar, ou for um profissional de arquitetura e design, esse artigo vai te ajudar muito! E para ficar sempre atualizado, cadastre-se na nossa Newsletter, lá no rodapé do site, e você vai receber todos os nossos artigos assim que saírem!

Tive a oportunidade de passar 7h nesse conjunto das maiores mentes de design do Brasil e busquei trazer essa experiência para todos que me acompanham, então além desse artigo falando das tendências que pude extrair de lá, você pode fazer essa visita junto comigo!

Ficou interessado? É só acessar o meu instagram @studiorenatacortopassi e assistir os desataques que já estão separados em 3 partes para você não precisar ver tudo ao mesmo tempo, se quiser assistir, clique aqui: parte 01, parte 02, parte 03.

Já assistiu? Então, vamos às tendências!

01 - Intelliglass

O Intelliglass é um vidro inteligente, uma inovação que vem dentro do programa de automação, é uma excelente solução alternativa às cortinas tipo voil, mas tecnológica e clean, como funciona: Ele vem em duas lâminas de vidro polarizadas e com partículas em suspensão entre essas duas camadas, quando acionado as particulas se organizam deixando o vidro totalmente transparente, e quando "desligado" as partículas mudam de posição e tornam o vidro translúcido (tarda apenas um décimo de segundo), dessa forma a luz continua passando, mas não é possível distinguir o que se passa do outro lado.

Esse tipo de tecnologia está vindo com tudo para viabilizar aquele banho de banheira com uma vista incrível, sabe? O seu sonho de ter um banheiro com vista, mas não querendo se expor taaaaaaanto assim, é só acionar o seu intelliglass.

Quer outra ideia? E as divisórias de vidro do seu escritório? Vai dar um super up tecnológico e impressionar seu cliente, além de poder colocar no modo opaco e usar de quadro branco ou para fazer projeções, já pensou? No meio de uma reunião você aciona o modo translúcido e projeta uma apresentação e ainda faz umas anotações? Quer mais motivos pra investir nisso? As propriedades termo acústicas do inteliglass deixam as esquadrias (portas e janelas) tradicionais em desvantagem! Excelente para controle de temperatura interna e ruídos!

Veja como funciona em nosso vídeo sobre automação que está no youtube: (falo especificamente sobre ele no minuto 5:44, fica a dica!)

02 - Retrofuturismo

Eu simplesmente sou apaixonada por essa! A designação "retrô" significa estilo / tendência do passado que está em desuso, sabia?

"calma lá, Renata, se está em desuso o que ela faz aqui em tendências??"

Se acalme, porque aí é que está, vamos lá:

A parte "futurismo", obviamente, se trata de uma vontade de antecipar o futuro, então o retrofuturismo é a tendência que está trazendo uma visão do passado sobre o futuro! Confuso? Um pouco...

Sabe Jetsons? O desenho animado (se é que você tem idade para ter acompanhado isso), era um desenho, de anos atrás, que trazia uma previa do que se pensava que seria o futuro. É mais ou menos essa ideia, estamos lembrando do que pensávamos que seria o futuro, há uns anos atrás, e tem uma poesia muito bonita e melancólica nisso, que eu amo.

Entendido isso, vamos ao que interessa, como essa tendência super feminina e delicada se manifesta no design:

Veludo, curvas, paginação de pintura criando desenhos que integram teto e parede, parede e piso, uma paleta de cores super específica e detalhes metalizados em dourado, rosé gold e cobre.

O Retrofuturismo tem uma memória muito clara de art deco, abusa do verde escuro, azul marinho, tons de rosa como o rosa millennial, alaranjados, e tudo isso integrando o ambiente através das curvas, sejam num papel de parede, num biombo (usam muito), detalhes de marcenaria ou móveis de linhas curvas. Veja alguns dos ambientes da CASACOR 19 SP que aderiram:

Também ama esse estilo? Siga minha pasta de Retrô lá no pinterest clicando aqui!

03 - Mais é Mais, ponto final.

Maximalismo, sim meus amigos, essa tendência incomoda boa parte dos arquitetos, mas para nós que amamos um design mais "fora da caixinha" e com menos amarras, é uma bênção!

Pode tudo, Renata? Hmmmm...... SIM!

Então eu nem preciso de designer, né? Hmmmmm... Eu disse que pode tudo, não disse que vai ficar bom! E é exatamente isso!

O maximalismo te permite misturar de tudo! Todos os tipos de estilos, de cores, de decorações, iluminação, a regra é que não tem regra! Se fosse para ilustrar com uma marca, seria algo como a Dolce e Gabbana, não tem frescurinha de misturar várias coisas para ter um resultado impressionante, mas não é todo mundo que tem estilo para usar, ou no caso, frequentar, certo?

Eu adoro e admiro quem sabe fazer com primor, e vou mostrar alguns dos ambientes que aderiram, vamos?

04 - Jardins Áridos

Esse pode causar um pouco de estranheza à princípio, mas eu mesma já estou apaixonada! Os jardins áridos se encaixam super bem na realidade quente e seca que encontramos em muitos lugares do Brasil, e o melhor de tudo, ele não dá quase nenhum trabalho de manutenção quando implementado corretamente.

Quando falamos de paisagismo é necessário ter em mente que estamos lidando com seres vivos, e não é só porque você comprou ele lindo e quer que ele permaneça lindo, que ele vai te obedecer pela força do amor, planta você tem que cuidar, e mais importante ainda: tem que escolher com base nos condicionantes do seu espaço!

"Como assim, Renata?"

Não adianta colocar um cactus ou uma suculenta na sombra que ele não vai vingar! Plantas são categorizadas de diversas formas para o paisagismo, mas aqui vamos focar em "meia sombra, ou sol" e se "gosta ou não de água", com isso já tem assunto viu?

Os jardins áridos são basicamente formados por plantas suculentas, que são aquelas que tem as "folhas" ou "partes" gordinhas, elas tem essa característica como forma de sobrevivência à falta de água, armazenando água em seu interior.

E... por mais que nós queiramos "facilitar a vida" das plantinhas, aguá-las regularmente pode matá-las! É necessário estudar sobre as espécies que queremos colocar! E se quiser ter certeza de que vai dar certo: contrate um paisagista e cobre dele um guia de manutenção!

Vamos às fotos?

05 - Marcenaria é Mix!

Se você ainda está fazendo armário branquinho com aquele puxador compridinho prateado com as beiradas arredondadas, precisamos ter aquela conversinha... Corre nesse link e vá direto para o meu destaque no instagram sobre marcenaria, depois volta aqui! Se você já assistiu, já entendeu que a tendência é fugir do branco lisinho e correr para as misturas. É mesclar alto brilho, metalizado, transparência e fosco, cores diferentes, texturas, liso e ripado, materiais (pedra, madeira, lâmina natural, MDF, MDP, laca, vidro...), puxadores, cerâmica, porcelanato, enfim!

É tudo isso e ainda iluminado e combinando com o ambiente, as peças que ficarão à mostra e o revestimento de fundo (ufa! não é fácil!).

Vamos ver quem arrasou na marcenaria?

06 - Integração não é Tendência, é Realidade

Idem do anterior! Não vou nem comentar, corre no meu outro artigo que essa tendência já vem da casacor 17 e é a número 01 do artigo, corre e lê clicando aqui!

Veja quem arrasou na integração, porque integrar, todos fizeram! Acredite, se você ainda tem um espaço super dividido com paredes, passou da hora de ampliar e quebrar tudo (quer uma ajuda? conheço uma arquiteta em...)!

07 - Naturalismo

Metal cru, taipa, capim, argila, pau a pique, latão, artesanato bem brasileiro, tela de algodão, pedra bruta, acabamento rústico, palha, imperfeições à mostra!

A moda agora é voltar às raízes (literalmente!)

Eai, conseguiu tirar algumas inspirações? Eu mesma tive vários insights só de escrever isso aqui pra você, mas caso queira ainda mais, não deixe de me acompanhar no instagram @studiorenatacortopassi e no Pinterest!

Até logo e não deixe de se inscrever na minha newsletter alí no rodapé para ser avisado sempre que sair artigo novo!

#casacor #casacorsãopaulo #casacor2019 #tendência #tendências #designdeinteriores #reforma #inspiração #intelliglass #maximalismo