05 Instagrams Obrigatórios para Arquitetos de Brasília


Se você estuda arquitetura ou já é arquiteto e trabalha em Brasília e não segue essas páginas, lamento dizer maaaas (...), você está atrasado! Mas ainda é tempo, então pode me agradecer depois!

Com as últimas alterações de grandes normativas como a institucionalização da NBR9050 (Acessibilidade) na forma de Lei, a formulação do Novo Código de Obras (COE / DF), a Norma de Desempenho (NBR 15575), LUOS (Lei de Uso e Ocupação do Solo - DF) e a migração do sistema de aprovação de projetos para quase 100% na CAP (Central de Aprovação de Projetos), a nossa vidinha de arquitetos mudou muito, e com implicações legais cada vez mais sérias, então:

1 - Se você ficou apavorado com todos esses nomes citados, ou

2 - Se você sabe do que estou falando, e por isso está apavorado:

Não saia desse post sem ter seguido todas essas informações:

Coloquei aqui alguns dos perfís de informação e formação que mais gosto, alguns também servem de inspiração mas podemos fazer um post só para perfís de inspiração em outro momento *se quer inspiração corre no artigo "10 Hashtags para os amantes de Arquitetura e Design" clicando aqui*.

Prepare o instagram, e vamos!

01 - @caudfoficial

Isso mesmo, meus queridos, todos os arquitetos de Brasília precisam seguir o CAU/DF (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF), e olha, pode seguir e ativando as notificações de post e stories porque tudo o que eles postam é extremamente relevante para nós profissionais.

Pra quem não sabe, o CAU é o orgão responsável pela fiscalização dos profissionais, são eles que vão te chamar pra ter aquela conversinha quando você é denunciado ou está realizando alguma atividade ilegal ou irregular, e nada melhor do que saber quais os critérios pra isso, certo?

Todos os arquitetos desembolsam uma quantia anual para esse conselho, assim como, para cada projeto que realizamos pagamos uma (ou algumas) taxa(s), ou seja, estamos constantemente financiando esse órgão, e para retribuir esse dinheiro investido, eles estão criando eventos e cursos de capacitação para nos ensinar a respeito de tudo aquilo que eu falei na introdução, basicamente, como evitar essa conversinha chata com eles, seguindo as normas, leis, código de ética dos arquitetos (que você deve ler clicando aqui), escrevendo bons contratos e sendo um bom profissional para seus próprios clientes e para o melhor desenvolvimento de nossa cidade.

VOLTANDO: O CAU está nos agraciando com cursos de formação e diversos eventos, e todo o conteúdo a respeito desses é postado no instagram, sempre, e tudo é gratuito, então, se você quer estar à frente, conhecer melhor a nossa profissão e evitar problemas, fique atento e compareça sempre que possível!

02 - @_centraldeaprovacaodeprojetos

Sim! Vamos seguir a CAP também, pelo mesmo motivo! De acordo com o novo código de obras do DF (COE/DF) art 23 a 27, são dispensados do processo de licenciamento apenas os uma pequena porcentagem dos projetos de arquitetura, normalmente projetos que não alterem a área nem perímetro da edificação existente, não afetem região tombada ou gestão específica, reparos, entre outros poucos, então: fora esses, todos os projetos de arquitetura precisam passar pela CAP e serem aprovados antes de começar a execução, e todo esse processo de aprovação também reúne taxas, mais de uma por projeto.

E a verdade é que ninguém sabe aprovar um projeto até aprovar um, então, jovens arquitetos e estudantes, (arquitetos experientes também, mas vocês já conhecem o BEABA) sigam a CAP no instagram! Eles estão sempre nos informando a respeito de assuntos relevantes para a nossa profissão, e, assim como o CAU, estão dando capacitações super relevantes e gratúitas.

Ativem as notificações para serem os primeiros a saber e conseguirem fazer inscrição, pois as vagas são concorridissimas.

03 - @studiom4

A partir daqui selecionei escritórios e lojas de Brasília que gosto muito de acompanhar no instagram (selecionei esses pela qualidade das informações que eles postam, obviamente há outros absolutamente incríveis, *e se você tem um instagram excelente que contribui para a nossa capacitação profissional me mande um direct no @studiorenatacortopassi e quem sabe você aparece nos próximos artigos, não é mesmo?)*

O Studio M4 Arquitetura é um escritório de arquitetura e interiores comandado pela arquiteta Imira de Holanda, que é a simpatia em pessoa. A Imira está constantemente postando consultorias online e dando dicas a respeito de solução de projeto, detalhamento, etc, além de ter um canal no youtube com muito conteúdo, e que eu, particularmente, acho bastante interessante. Ela tem esse dom de passar informação de forma leve e divertida, altamente recomendado!

04 - @artefacto_brasilia / @liderinteriores

Pra quem ama mobiliário de alto padrão e design invejável, os instagrams da Artefacto e da Lider são uma perdição, tem várias outras lojas de mobiliário que indico, mas aqui estamos falando sobre instagram, e o deles é muito bom!

Ambos estão sempre divulgando eventos, sorteios, parceiros, inspirações e costumam repostar quando falamos sobre eles, o que, pra você que está começando, é ótimo para colocar seu nome online! Experimente fazer a visita ao showroom, ambas as lojas convidam arquitetos para projetar ambientes utilizando os seus próprios produtos, o que torna a loja um grande ponto de referência para se inspirar!

05 - @arnaldopinho / @maaiarquitetura

Eu, Renata, particularmente amo o instagram do Arnaldo, ele é um dos três arquitetos sócios do escritório MAAI aqui em Brasília (acompanhado pela Monica Pinto e Isabel Veiga). Além de ter um carisma incrível, o Arnaldo sempre posta todo o dia a dia de arquiteto, mostrando os bastidores do escritório, visita à lojas, além de liderar cursos de capacitação para arquitetos com enfoque em especificação e relacionamento com cliente (atenção iniciantes, vocês podem saber mais sobre os cursos via direct!).

A MAAI foca em projetos residenciais, comerciais de bares e restaurantes e estão fazendo vários projetos de cenografia para eventos, tudo o que eu amo, então sigam para ficarem apaixonados pelo trabalho incrível deles junto comigo.

Chegamos ao final desse artigo, meu nome é Renata Cortopassi, sou arquiteta e urbanista e trabalho com enfoque em projetos residenciais, comerciais de pequeno porte e iluminação aliando arquitetura e interiores. Para saber mais sobre mim clique aqui ou me acompanhe diariamente pelo instagram no @studiorenatacortopassi, lá você encontra tudo sobre meu dia a dia, projetos, além de dicas a respeito de tendências, produtos, lojas, projeto e legislação.

#arquitetos #norma #cau #cap #instagram