Arquiteto faz Consultoria?


Não sabia? Pois sim! Arquitetos e designers de interiores prestam consultoria!

Como funciona? Simples: a consultoria, normalmente, é contratada por hora, ela pode ser referente tanto a um cômodo quanto a um edifício inteiro!

O escopo de análise depende se será de arquitetura, interiores, iluminação ou tudo junto.

O espaço é apresentado ao profissional pelo cliente, que deverá explicar o que lhe está incomodando, e o que espera do espaço.

Após a apresentação o profissional dá o diagnóstico do que deve ser alterado para que o problema se resolva e pode fazer croquis e dar dicas referentes ao problema em questão e analises de outros pontos que tenha encontrado e considere relevante.

O interessante da consultoria é que com os olhos atentos do profissional você pode acabar encontrando boas ideias para problemas dos quais você nem havia se tocado! E melhorar o seu espaço de maneira mais abrangente, talvez até contratando um projeto!

Um bom escopo básico de análise seria:

- Análise de Estrutura (analizar a estrutura arquitetônica, se demanda manutenção, se há paredes, divisórias ou esquadrias mal locadas, espaços pequenos ou inadequados, patologias, infiltrações, etc).

- Análise de Layout (ver se o mobiliário é adequando em dimensões, funções, cores, texturas, conforto, se falta algo, se tem algo em excesso, etc).

- Análise de revestimentos (há algo danificado ou inadequado, desatualizado, descombinando ou sem funcionalidade);

- Iluminação (cores, efeitos, comandos, funcionalidade);

- Conforto ambiental, sonoro e luminoso (as esquadrias são suficientes, são adequadas, proporcionais, de qualidade, demandam manutenção ou troca, ventiladores e ar condicionado);

- Áreas molhadas (instalações bem feitas, caimentos adequados, paginação de revestimento, qualidade das louças, alturas e dimensões, infiltrações, ventilação);

- Enxoval (cores, texturas, combinações, qualidade, quantidade de peças e locais);

- Decoração ( organização, setorização, excesso/carência, cores, combinação, iluminação);

A consultoria é uma opção econômica de resolver problemas sem contratar um projeto! Dessa forma você pode compreender o que precisa ser feito e resolver como achar melhor.

Eai? Já conhecia essa alternativa?

#consultoria #serviços