As 10 Tendências da EXPO Revestir 2018


As 10 tendências da EXPO Revestir 2018

Estivemos na feira deste ano para conferir com os próprios olhos as belezas e tendências que vamos aplicar (pode esperar que vamos mesmo!) neste próximo ano em arquitetura e interiores. A Expo Revestir é o maior evento nacional - e com destaque internacional - de revestimentos, pedras ornamentais, louças e metais para banheiros e cozinha; em resumo: é a Fashion Week da arquitetura e design de interiores, não dava pra perder essa.

Enquanto a CASACOR expõe os designers e arquitetos com seus espaços assinados, a Expo Revestir expõe os produtos em si, desta forma o que vemos não são propriamente ambientes decorados, mas stands incríveis com o objetivo de mostrar aplicados o maior número de produtos possível, e de forma harmônica (um objetivo bem mais difícil já que os clientes são os próprios arquitetos “cri-cris”, né?).

Aqui vamos comentar além das tendências alguns dos produtos ganhadores do prêmio “Best in Show”, que expõe os melhores produtos em categorias pré-definidas (confesso que discordo de alguns, então vamos focar aqui apenas no que vale a pena), os vencedores levam seus produtos para serem expostos em Milão no Salão do Móvel, um dos principais eventos de design internacional.

Dito isto, vamos ao que interessa: AS TENDÊNCIAS!

01 - ME-TA-LI-ZE - SE

Quem conferiu o nossa insta (@studiorenatacortopassi) sabe que AMAMOS o efeito metalizado e que ele dominou a feira, extrapolando os revestimentos e chegando às louças (pias, vaso sanitário e mictório) e metais (torneiras, misturadores, registros, toalheiros, etc) para nos levar à loucura!

As cores para esse ano são: cobre, ouro velho, prata velho, bronze e grafite!

A Ceusa se destacou trazendo o metalizado ao apostar em conceitos que transitam entre o retrô e o tecnológico, o passado e o futuro.

Outras marcas que me atrairam demais foram a Porcelanosa e a Ritallio, que trouxeram revestimentos de cair o queixo em termos de metalizados, enquanto a Manufatti tirou suspiros de todos com seus blocos 3D para revestimento e METALIZADOS, um mais maravilhoso que o outro (!), não se preocupe que vamos mostrar as fotos logo abaixo!

A Deca se destacou com as cubas de louça com pintura metalizada em ouro velho, bronze e grafite, enquanto a Roca trouxe uma coleção assinada por ninguém menos que Armani trazendo cubas texturizadas com carinha de couro e metal escovado em tons de marrom, ouro velho, grafite; a linha inclui além de cubas: banheiras, bidês, bacias e metais.

Passando para os metais, a DOCOL ganhou nossos corações com as torneiras metalizadas em 8 tons diferentes! Preparem-se para ver banheiros, livings e cozinhas mega metálicas!

02 - Invista no 3D!

Se o seu propósito for criar um ambiente memorável sem dúvida o que não pode faltar é o 3D que já era o "must have" e agora é o "não viva sem, acredite, o 3D faz toda a diferença, especialmente com uma boa iluminação, então se for para fazer um espaço incrível não esqueça desse elemento que dá uma cara contemporânea e descolada até para os ambientes "mais caidinhos".

Os blocos mais abundantes no mercado são os de cor branca que são mais atemporais, nesse estilo adoro as linhas Tangram da Portobello, Prisma da Castelatto e Shapes da Dune, mas se você tem um pouquinho mais de personalidade pra gastar eu recomendo que dê uma olhada nas novidades que vamos comentar agora:

- BLOCOS MARMORIZADOS!

Eu não acreditei quando vi, a Portobello, acompanhada pela Castelatto acertaram em cheio ao lançar os 3Ds marmorizados, isso mesmo, é como se fosse um alto relevo esculpido no mármore, super tendência e super maravilhoso, vale a pena demais conferir! A Portobello é uma marca que focou historicamente em porcelanatos e agora está mergulhando nas cerâmicas e nos 3Ds para a alegria dos arquitetos e designers, e a entrada não podia ser mais triunfal! Foi um stand que valeu super a pena conferir, o catálogo para 2018 está espetacular!

- BLOCOS METALIZADOS!

Acabamos de comentar sobre os blocos metálicos que a Manufatti trouxe, e reafirmo: estão um escândalo de maravilhosos, para quem é mais chegado em ambientes mais contemporâneos e cheios de estilo, sem dúvida recomendo os metalizados.

- BLOCOS TEXTURADOS!

O texturado é outra novidade que estamos apaixonados, os blocos deixam a carinha lisinha e acetinada e entram na rusticidade com texturas de concreto, ranhuras que em alguns casos lembram os frisos deixados pela desempenadeira denteada quando aplicamos a argamassa colante (sabe aquele listradinho que o pedreiro faz com a argamassa pra colar o revestimento na parede?), e alguns até que lembram madeira ou ripados.

BLOCOS COLORIDOS E COBOGÓS!

Os blocos coloridos e cobogós coloridos são uma realidade há bastante tempo e vêm conquistando cada vez mais o seu espaço, o nosso destaque vai de novo para a Manufatti com a nova coleção rizoma e aquelas anteriores que já amávamos e vamos continuar amando. A cor é uma super tendência que está vindo aí, basta saber quando usar, e o cobogó colorido como divisória interna é uma super aposta!

ILUSÃO DE ÓTICA!

Além dos 3Ds própriamente ditos vimos nessa EXPO Revestir vários porcelanatos com ilusão de 3D! Eles conseguem esse efeito com baixo relevo ou mesmo com efeitos de luz e sombra na própria pintura, são mais discretos e ainda assim dão um efeito maravilhoso, além de serem mais em conta.

03 - Techno, Prático e Touch

Quando falamos de EXPO Revestir um dos primeiros critérios para o sucesso é a INOVAÇÃO, e nessa feira ela entrou com tudo trazendo várias automações que nos permitem controlar o funcionamento de vários processos em nosso imóvel de maneira muito mais sensível através da tecnologia, quer saber como?

- TABLETS!

Os tablets reinaram especialmente nos stands relativos à parte hidraulica, a Deca traz diversos produtos conceito que prometem monitorar o consumo de água, identificar vazamentos e interrompê-los remotamente, além do acionamento de registros, tudo pelo tablet.

- TOUCH!

O acionamento touch já é uma realidade e promete invadir o mercado com sua praticidade, as torneiras e misturadores da DOCOL foram destaque com o acionamento simples e acessível com apenas um toque, ótimo para sanitários acessíveis e cozinhas para aqueles casos em que você está com as mãos sujas, encostar com o braço na torneira e ela abrir é o sonho! Também super indicado para hospitais.

Outra tendência que a DOCOL vem trazendo há algum tempo são as torneiras ozônizadas, hiper práticas para quem tem costume de ferver as coisas para higienizá-las, o caso de quem tem filhos pequenos, por exemplo. A torneira tem um comando onde se aciona o ozônio que é misturado à água e apresenta um enorme efeito bactericida e esterilizante, além de ser um poderoso desengordurante.

- CONFORTO!

As novas duchas da Hydra, Deca e Docol prometem uma imensa gamas de opções de programação para o funcionamento do seu chuveiro, você poderá selecionar a temperatura de forma eletrônica, o tipo de jato, iluminação colorida para relaxar e em alguns casos até a música que quer escutar no banho!

A deca traz também para o maior conforto do usuário um produto conceito que promete armazenar a água fria até que a quente chegue ao chuveiro para que ela seja liberada aos poucos, menos desperdício e mais conforto e economia, demais né?

Outro item maravihoso para o conforto foram as torneiras da linha DOM da Perflex que são ao mesmo tempo estruturadas e flexíveis, ou seja, você pode modelá-las e dobrá-las a seu gosto e elas permanecem na posição! Para quem tem o costume de lavar louça é o sonho. Vem nas versões preta ou vermelha.

A Deca inovou com a Bacia High Tech que trouxe uma regulagem de temperatura do acento, cinco variações de intensidade de água e temperatura para a ducha higiênica e ducha feminina - sim, agora temos a ducha feminina, é o famoso "chuveirinho" mas como ele sai do interior do próprio vaso sanitário ele apresenta mais de uma regulagem (mais para trás ou mais para frente) para atender também à higiene feminina -, além da função secador (de ar) com regulagem de temperatura e limpeza automática. O sistema de descarga é embutido e para completar temos também iluminação noturna para que não seja necessário acender a luz para ir ao banheiro durante a noite. Só falta massagear também, né? Quer mais o que?

Mesmo com toda essa pompa a bacia vencedora foi a da CELITE, "Bacia com caixa acoplada net - sistema Rimless", esse sistema de descarga permite uma higienização muito mais eficiente da bacia permitindo uma limpeza mais intensa da parte superior, onde costumam acumular-se sugeiras e bactérias; o modelo elimina reentrâncias e cria uma superfície mais lisa.

04 - Mosaicos e Estampas

Os mosaicos estão entrando com tudo e a prova disso é o grande vencedor por unanimidade das categorias "peças especiais" e "o melhor da feira", a linha Carmem da Portinari. Essa linha traz um mosaico de peças em 3D no formato de losangos coloridos em tons de vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul bebê e escuro, e rosa millenium.

O vencedor da categoria "Porcelanato de Piso" também foi um mosaico da ELIZABETH, Marmomix – porcelanato HD polido, uma composição de marmorizados em tons de preto, branco e cinza. Para quem achava que o mármore estava fora, não mesmo!

Outro destaque em termos de mosaicos foi a coleção Bailarinas da Portinari que traz a linha estampada com temática árabe, as peças triangulares quando montadas formam estrelas de 6 pontas em tons de azul e branco. Além desta, temos a linha colorida com tons de verde, azul, amarelo e alaranjado.

Para quem curte os monocromáticos indico as linhas que adoro da Castelatto:

- Scaleno: uma linha com uma carinha mais agressiva e repleta de ângulos, MARAVILHOSA! Vem em tons pasteis e com um acabamento mais rústico.

- THEO e INFINITY: Linhas de baixo relevo também mais agressivas e anguladas, mas com um efeito totalmente diferente da Scaleno.

Também aparecem várias temáticas com carinha de Athos Bulcão, temas que lembram a azulejaria portuguesa (vários lindos da Porcelanosa) e patchwork, é o caso da Lepri, o modelo Hexagonin Patchwork Blanc pertimite composições personalizadas e delicadas com o formato inusitado e as estampas florais.

05 - Foco nos Finissimos

As louças com bordas finíssimas são a tendência que despontou na expo, essa é novidade total e com destaque para a coleção da Roca que traz Ruy Ohtake como designer, simplesmente INCRÍVEL e vencedora merecidíssima da categoria Louças Sanitárias.

A linha do Ruy inova trazendo candy colors para as louças, como o violeta e o verde bem "maçã-verde", além de alguns tons neutros. A linha é repleta de curvas e foi inspirada na casca do ovo.

Outra tendência foi a Deca que trouxe com uma pegada bem anos 50, cubas em tons de verde escuro bem fechado, rosa claro e marrom com saboneteiras embutidas douradas, muito chique e interessante!

Também continuam bombando as louças com acabamento matte (sem brilho) especialmente em tons de preto e marrom que são os queridinhos.

06 - Escamas e Losangos

Acredite se quiser! Essa carinha de "réptil/peixe" vai entrar! As geometrias lembram desde escamas de dragão (para quem já visitou Barcelona, é impossível não lembrar da fachada da Casa Batlló de Gaudí) até escamas de peixes. Exemplos disso são as peças da

Com peças em grandes losangos, com cores vibrantes e em relevo, a coleção, desenvolvida no formato 10x60cm, traz toda a maestria de Mendini, impressa, pela primeira vez, no porcelanato. “Estamos muito felizes com o prêmio, e ainda mais com essa parceria com um dos maiores nomes do design mundial”, diz Gelcy Torquato, diretor de marketing da Portinari.

Além dos prêmios votação unânime e peça especial, a Portinari recebeu o prêmio na categoria “Melhor revestimento para fachada” com a coleção Távola. Com porcelanatos inspirados nas sofisticadas mesas de madeira, fabricados no formato 60×60 cm, as peças possibilitam a rotação com ilusões ópticas, conferindo diferentes efeitos para uma decoração moderna e marcante.

  • 3D e Relevos

Vencedor da categoria “bacias sanitárias”no Best in show: Além dos prêmios votação unânime e peça especial, a Portinari recebeu o prêmio na categoria “Melhor revestimento para fachada” com a coleção Távola. Com porcelanatos inspirados nas sofisticadas mesas de madeira, fabricados no formato 60×60 cm, as peças possibilitam a rotação com ilusões ópticas, conferindo diferentes efeitos para uma decoração moderna e marcante.

07 - (DES)Combine!

As combinações de porcelanatos estão em altíssima! Tanto da mesma peça com acabamentos diferentes (brilho / fosco) quanto de diferentes peças. Não é atoa que o vencedor de porcelanatos de piso foi um mosaico. Invista em paginações de piso fora do convencional e busque esse contraponto mais discreto entre brilho e acetinado ou rústico, ou mais extravagante entre peças distintas, o efeito é incrível!

Isso vale para piso e parede!

08 - Ralo em Louça

O acabamento para ralos é uma novidade que a feira trouxe para deixar nossas cubas ainda mais elegantes. As novas cubas já vem com uma peça em louça e com a mesma cor e acabamento da cuba para "esconder" o ralo, ela fica sobre ele mas com aberturas para que a água passe, um mimo para quem não gosta das descontinuidade entre o metálico do ralo e a louça.

09 - Natureza? Pode trazer!

Terra batida, tijolinho rústico e muita madeira (e é claro que estamos falando de sintéticos) continuam em alta.

A madeira natural, por dar muita manutenção, tem saído um pouco dos catálogos, masssss como não vivemos sem o aconchego desse acabamento os sintéticos vem com tudo para suprir essa demanda com muito mais praticidade.

PISO VINÍLICO

O flutuante já era e o vinílico chegou chegando e não deu espaço para mais ninguém, permanece como tendência aquele acabamento de "madeira" que não faz "toq-toq", é fácil de limpar, tem pra todos os gostos e não arranha, quer mais o que?

RIPADO

O nosso queridinho que empregamos sempre que possível permanece também, desta vez tanto com MDF quanto porcelanato, a Portobello traz uma linha de porcelanato ripado em diferentes tons e já pronto para aplicar, nem preciso falar da praticidade né?

MADEIRA BRUTA

Os porcelanatos com cara de madeira estão cada vez mais reais, a Porcelanosa traz exemplares de todas as cores e gostos, a Eliane, Portobello e Portinari também tem várias opções, é só escolher. A carinha de madeira também conseguimos com MDFs, claro, que não deixamos de usar e abusar.

TERROSOS

Os acabamentos com carinha de terra estão entrando em tudo que é lugar, temos pisos em porcelanato, cerâmicas, cobogós, tijolinhos rústicos que são maravilhoooooooosos, enfim, é terra que não acaba mais! Recomendo os tijolinhos da castelatto linahs

PEDRA

A Alicante encantou com seu lançamento Fusion Zaha Stone. Com um toque contemporâneo o Neolith incorpora um tom cinza marmorizado com veios brancos que é simplesmente maravilhoso! O granito continua um pouco de escanteio, esse é o momento do mármore, e continuamos muito mais no sintético, a Silestone e os porcelanatos, cada vez mais fieis, se mostram uma opção mais prática e até mais bonita.

Cores para investir: Marrom, Cinza esverdeado, Grafite. Preto e Branco permanecem queridinhos também.

PISCINA: A Cerâmica Atlas foi recebeu o Best in Show pela pastilha de porcelana 10 x 10 cm, com uma textura que lembra o movimento água da piscina. Cada vez mais estamos fugindo da pastilhinha de 3x3 e embarcando nas placas maiores de cerâmica e até no porcelanato BRANCO! Sim! Branco mesmo! Lembrando as piscinas gregas.

Mesmo assim os queridinhos continuam sendo as cerâmicas que lembram a cobiçadíssima pedra Jau, que vem da indonésia. As cerâmicas maravilhosas que indicamos nesse estilo são as linhas PACIFIC da Portinari e BARLAVENTO da Portobello, todas vêm em diversos tons para combinar e escolher o que vai mais a seu gosto.

10 - DIAGONAL

O chevron e as paginações em espinha de peixe estão decolando na feira, a diagonal vem ganhando espaço sobre as amarrações em 90 graus e estamos encantados!

Ganhando desde as paredes com revestimentos com textura chevron ou mesmo retilíneos mas amarrados à 45º até os pisos seguindo a mesma lógica diagonal.

Nos pisos, especialmente vinílicos, vimos as réguas com a amarração em espinha de peixe que dão uma dinamicidade e tiram um pouco da sobriedade do espaço, para quem quer sair da mesmice é uma boa dica!

Estas foram as 10 tendências que extraímos da EXPO Revestir 2018, deixe seu comentário aqui dizendo do que mais gosta e se tem vontade de textar alguma!

Cadastre-se em nossa newsletter pelo studiorenatacortopassi.com.br e nunca perca um conteúdo interessante sobre aquilo que amamos: arquitetura, interiores e ligh design!

#exporevestir #tendência #tendências #revestimentos #louças #metais #designdeinteriores