As 9 tendendências da CASACOR Brasília 2017


Nesta Terça-Feira tivemos o prazer de visitar a CASACOR Brasília, e amamos! O Tema deste ano foi: "Foco no Essencial" então tudo o que vimos no ano passado de salas de banho super exuberantes, dourado, cristais e opulência somem e dão lugar a ambientes super contemporâneos e bem mais básicos, mas claro que os arquitetos e designers não se deixaram influenciar pelo trivial e criaram espaços superelegantes e estonteantes!

O que tiramos de lá? Bom, além de ótimos repertórios de ideias, algumas tendências que são novidade e outras que permanecem, vamos ver:

1 - INTEGRA TUDO!

Integrar ambientes é a melhor saída para os apartamentos de hoje em dia que parecem encolher cada vez mais, cada parede que você elimina é seu espaço aumentando, então a CASACOR Brasília juntou todos os esforços para quebrar tudo! É cozinha integrada com sala, integrada com jantar, integrada com home theater, integrado com varanda, e por aí vai até chegar à proposta das arquitetas Gabriela Matos, Marcelle de Castro e Vanessa Von Glehn que criam um loft em apenas 54m2 com tudo integrado, separando apenas o banheiro!

Cozinha Gourmet e varanda gourmet, obviamente então, são as queridinhas dos designers, na CASACOR inteira não há uma só cozinha tradicional, nem mesmo nos restaurantes, então se você ainda tem uma cozinha tradicional em casa está na hora de quebrar uma parede!

Além das cozinhas integradas a nova moda são as suítes integradas, que podem ser ambientes super sensuais ou, no mínimo, contemporâneos e descolados. O espaço de bancadas e pias entra no quarto, assim como banheiras e box, separando apenas por vidros ou divisórias semi ou totalmente transparentes, o mesmo vale para o vaso que pode ser separado por um box estilo banheiro comercial ou só uma divisória sem porta mesmo que garante um mínimo de privacidade! Confira as Fotos!

2 - HORTA NA COZINHA!

Super lindo e super prático, quem não quer? Trazer a horta para a cozinha além de permitir o cultivo de tempeiros orgânicos em casa dá um toque autêntico e aconchegante ao ambiente.

Selecione espécies que não cresçam muito e não se esqueça, plantas precisam de luz, se possível crie sua hortinha próxima à janela! Hortelã, salsinha, cebolinha e pimentas são boas ideias para começar!

A horta pode ser feita em vasinhos, e você os distribui como preferir, em prateleiras, nichos, etc, ou.... Adoramos a ideia dos arquitetos Giovanini Lettieri e Dora Lettieri: criar um nicho rebaixado na bancada onde você coloca a terra e planta seus temperos ou apenas esconde os vasinhos, sobressaindo apenas as folhagens, super!

3 - Sua ÁREA de SERVIÇO pode ser LINDA!

Isso mesmo! Sabe aquele cantinho feio da casa quie você não deixa ninguém chegar perto e se chama área de serviço? Se a sua é desse jeito já passou da hora da reforma!

A CASACOR deu um show com as novidades da Deca para áreas de serviço! Cubas sensacionais que você vai fazer questão de não esconder!

Vimos áreas de serviço que cabem em um armário como no espaço Loft dos Noivos das arquitetas Gabriela Matos, Marcelle de Castro e Vanessa Von Glehn; áreas de serviço integradas à cozinha, tem de tudo, só não tem preguiça! Área de serviço vai ser linda e vai ter em showroom sim!

4 - SPA EM CASA

A mais deliciosa tendência dessa cor se chama SPA! Enquanto na última CASACOR (2016) os banheiros eram super luxuosos e exuberantes com ouro e cristais, esse ano eles continuam estonteantes mas com uma pegada zen que é contagiante!

Encontramos tanto ambientes spa exclusivos quanto spas integrados com varanda gourmet e banheiros com cara de spa, mas o fato é que o spa pegou e nós adoramos!

O Espaço de Convivência Só Reparos projetado pelos arquitetos Angela Castilho e Alex Rodrigues foi um espaço super gostoso e que trouxe uma temática BOHO para a grande varanda gourmet! O BOHO é um estilo meio praiano com um toque hippie ou cigano que é muito popular no exterior e achamos um charme! Trazer esse estilo que tem tudo a ver com o nosso Brasil foi uma sacada muito boa!

5 - IN-DUS-TRI-AL

O estilo industrial é uma mega tendência que permanece e pode ser combinado com outros estilos para dar uma carinha mais contemporânea ou até mesmo clássica.

É concreto no piso, na parede, tinta de concreto, textura de argamassa, aramados, estruturas metálicas, parede e pilares com carinha de demolição, como no ambiente Cooworking do Bora Arquitetura, tijolinho, enfim! O industrial está super em alta!

6 - ADEGAS!

Ter uma adega em casa é o sonho de consumo da maioria absoluta dos homens casados e solteiros, o que você não previa é que ela pode ser espetacular e aparecer na sala como uma super decoração!

As arquitetas Amanda Saback e Ana Luiza Veloso acertaram em cheio no ambiente Poesia em Rótulos com uma mega adega montada na parede com pinos de madeira e uma moldura bem iluminada!

O Studio adorou esse ambiente e recomendamos a visita! É um daqueles que você olha para todos os lados e comenta: "nossa! Que boa ideia!", sabe?

Parabéns às arquitetas, amamos as inovações no design!

7 - Composições de MESAS DE CENTRO!

Mesas de centro estão sendo um grande foco de criatividade para o designer, cada vez se adotam as composições, trazendo um conjunto de mesas, iguais ou totalmente diferentes, e criando composições super criativas e harmônicas! As composições podem utilizar não apenas mesas mas puffs como vimos vários exemplos.

A moda pegou tanto que chegou até as mesas de jantar e de canto, que podem ser utilizadas duas (ou mais) iguais colocadas lado a lado podendo estar coladas ou um pouco separadas (10cm); ou podem ser mesas diferentes e inclusive com alturas diferentes que se vai encaixando umas nas outras. Super tendência!

Mesas de centro combinadas são super, mas não adianta errar na disposição das poltronas e sofás, certo? Se você ainda tem dúvidas nessa assunto assista esse vídeo aqui, é só um minutinho!

8 - COMPOSIÇÕES DE PENDENTES

As composições de pendentes vêm desde o ano passado com muita força trazendo as maravilhosas lâmpadas incandescentes de filamento trançado que a-do-ra-mos!

Esse ano vemos menos lâmpadas de filamento mas ainda muitos pendentes e combinados criando massas de luz que dão um efeito super incrível!

Calma, você não sabe como usar pendentes? Então ainda não viu nosso vídeo, não fique para trás, corre e clique aqui para assistir que é literalmente 1 minutinho!

9 - A QUINTA PAREDE É O TETO!

Cansados de trabalhar em piso e parede os designers escalaram os tetos e criaram combinações inacreditáveis de forros personalizadíssimos!

O forro branquinho de gesso com roda teto clássico passou, viu gente?

O ambiente da GPS projetado por George Zardo e sua filha Júlia Zardo utilizou um projeto de isolamento acústico como propósito para criar uma super estrutura de mdf ondulada que abraça todo o teto do home theater e desce criando uma divisória de tirar o fôlego (veja a segunda foto)!

Essas foram as 9 tendências que o Studio foi buscar nessa 26a edição da CASACOR Brasília, espero que gostem e contem conosco para aplicá-las!

Acompanhem o studio no facebook.com/studiorenatacortopassi ou pelo insta @studiorenatacortopassi e não percam nenhuma novidade!

#casacor #casacor #tendencia #tendências